Notícias
3 dicas para evitar infecções de ouvido no seu cão
9 de Janeiro de 2020Infelizmente, as infecções de ouvido ainda são problemas bem comuns entre os cães. Além dos animais que gostam de brincar bastante na água, a doença também pode afetar de forma ainda mais frequente os cachorros que possuem orelhas grandes ou algum tipo de alergia.
Alguns dos sintomas de infecções no ouvido são odores fortes na orelha, coceira na região e o cão chacoalhar a cabeça frequentemente, mais do que o normal. É muito importante ficar atento a estes sintomas, pois, mesmo sendo problemas de saúde bem comuns, as infecções de ouvido podem causar a surdez quando não são tratadas.
Porém, algumas atitudes simples podem ajudar a manter as infecções longe dos ouvidos do seu cachorro, confira algumas delas:
1 – Ouvidos sempre limpos
É essencial fazer a limpeza dos ouvidos dos cães regularmente, principalmente se o seu animal tem as orelhinhas grandes. Porém, nada de usar produtos caseiros e nem fazer a limpeza de qualquer forma. O ideal é pedir dicas de produto para o médico veterinário do cão e também para ele ensinar para você a forma correta de fazer essa limpeza. Se você não se sentir seguro para limpar os ouvidos do animal em casa, leve-o para fazer na clínica.
2 – Ouvidos sequinhos
Os ouvidos dos cães costumam ser úmidos e quentes, formando um ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias e alguns fungos. Para evitar isso, o ideal é manter os ouvidos dos animais secos. Lembre-se de sempre secar os ouvidos dos cães após o banho e qualquer tipo de brincadeira que envolva água, seja piscina, mangueira, e, mesmo que não exista o contato com água, também secar os ouvidos dos animais a cada 10 dias para diminuir a umidade.
3 – Cuidado com os pelos nos ouvidos
Muita gente pensa que para manter os ouvidos limpos é preciso retirar todos os pelos que ficam nos ouvidos dos cães. Porém, isso não é uma regra, apenas alguns cães precisam dessa limpeza e apenas um médico veterinário vai poder informar se é o caso do seu cachorro ou não. Além disso, se a retirada dos pelos for indicada pelo veterinário, essa limpeza deve ser feita com bastante cuidado e por um profissional especializado.
Fonte: Pedrigree